A TENDA DO SUOR - INIPI

Uma cerimônia de purificação e limpeza, que nos conecta com Todas As Nossas Relações.

 

A tenda do suor

O propósito desta cerimônia é a purificação do corpo, mente, emoções e espírito. Chamada por INIPI, pelos nativos norte-americanos, é chamada erroneamente por alguns praticantes de “Sauna Sagrada “

É o local onde oferecemos a água de nosso corpo para a Mãe Terra. Tradicionalmente é confeccionada com Salgueiros, tendo a forma semelhante a uma nave espacial. Os mourões de salgueiros são utilizados para formar a armação da tenda, e o número de salgueiros varia de acordo com a intenção. O salgueiro por ser a árvore do amor é a preferida, porém podem ser utilizadas as nativas.

A porta de entrada da tendas poderá ficar para o Leste ou Oeste, dependendo da intenção do condutor. A tenda é construída diretamente sob a terra, tendo um buraco no centro. A armação da tenda é recoberta por lonas.

Na cerimônia as pessoas se reúnem na fogueira ritual, onde são esquentadas pedras, diretamente no fogo, pelo período de aproximadamente três horas. São feitas evocações, e saudações ao fogo.
As pessoas vão entrando em fila na tenda, que já tem uma pedra para dar o pré-aquecimento. É importante lembrar que as pedras guardam registros da Terra.

Ao entrar na tenda, cada pessoa passa pelo condutor, que faz evocações e purificações com uma pena, preparando o participante para entrar.
Ao entrar ajoelhado o participante evoca o mantra: “Por Todas As Nossas Relações”, e ocupa um lugar dentro da tenda, dirigindo-se no sentido horário.
Quando todos estão dentro da tenda, o Guardião do Fogo, vai, a pedido do condutor, trazendo as pedras quentes conforme a intenção do trabalho.
Após as pedras colocadas no centro da tenda, a porta é fechada, e começam as invocações, jogando água e ervas nas pedras. São invocados os poderes das quatro direções, animais de poder, canções, preces, etc.

O vapor começa a subir tomando conta da tenda, elevando a temperatura de forma intensa. Neste momento, através da própria elevação da temperatura do ambiente, as pessoas começam a suar purificando seu corpo, e entram em estado alterado de consciência, recebendo visões esclarecedoras.

Nesta cerimônia podemos sentir que a Terra tem vida. Entrar na tenda é nascer de novo, une-se o espiritual com o mental, aprendemos a abrir o nosso espírito, a ser pacientes.

A INIPI é uma cerimônia de cuidados e purificação.Abre nossos poros para liberar toxinas.
Ela simboliza o retorno ao útero da mãe. Uma tenda do suor, sem a cerimônia é apenas quente. Com a cerimônia estaremos unidos a Terra, nos convertemos em parte integrante da Terra. Na INIPI nos concentramos na purificação do físico, da mente, das emoções, do espírito.

O ritual contempla todos os poderes do Universo.A Terra e tudo o que dela nasce - A água o fogo e o ar.

A água representa os “Seres do Trono “, que aparecem de uma maneira terrível, mas trazem benefícios, pois o vapor que sai dos penhascos pode ser pavoroso, mas nos purifica e permite viver como o Grande Espírito quer.
Se voltarmos realmente puros, pode ser que o Grande Espírito nos envie uma visão.

Quando colocamos água na INIPI, devemos fixar nosso pensamento no Grande Espírito, que se expande sem cessar, comunicando seu poder de vida a todas as coisas.
Devemos esforçar sempre em ser semelhantes à água, que é a mais humilde de todas as coisas, e é mais forte do que a própria rocha.

A Tenda é construída de maneira que indique as quatro direções do Universo, e com ela as Nossas Relações. E todas estas coisas devem ser purificadas antes de poder enviar uma voz ao Grande Espírito.

As pedras representam a Terra, a natureza indestrutível e eterna do Grande Espírito.

O fogo que está nas pedras representa o poder do Grande Espírito, que dá a vida a todas as coisas. É como um raio de Sol, pois o Sol também é um aspecto do Grande Espírito.

O Buraco do Centro representa o Centro do Universo, onde mora o Grande Espírito, com seu poder o fogo.

O poder de uma coisa ou de um ato reside em seu significado e na compreensão que temos deles.

Amor - Paz e Luz !

Léo Artése
www.xamanismo.com.br