APRENDIZ DE JORNALISTA
JORNAL ON LINE LABORATÓRIO UFRN FEVEREIRO 2003


Lazer Cultural: você já procurou direito?

Pesquisa feita na Universidade Federal do Rio Grande do Norte mostra a insatisfação dos alunos com os eventos culturais em Natal.

 

RUIM

BOM

ÓTIMO

SATISFAÇÃO

10%

90%

0%

ESPAÇO

10%

70%

20%

LOCALIZAÇÃO

50%

40%

10%

PREÇO

50%

40%

10%

QUANTIDADE

90%

10%

0%

 

Pela enquete percebe-se que uma grande quantidade de pessoas está insatisfeita com a quantidade de eventos realizados na cidade, como também o preço e a localização. Como conseqüência disso, na mesma pesquisa constatou-se que 60% das pessoas, ou seja, a maioria RARAMENTE freqüentam os espaços culturais em Natal, 20% POUCAS vezes e 20% FREQÜENTEMENTE. Essa insatisfação também reflete a opinião da sociedade que  freqüentemente solicita uma maior quantidade de eventos.

Segundo o professor Tarcísio Gurgel da UFRN, formado em Comunicação Social com mestrado em Literatura, a valorização cultural no Estado é proporcional à busca da população por tais eventos. “Eu acho que valoriza na proporção em que essa valorização ocorre também da parte dos produtores, na proporção em que é oferecida. Eu não gosto muito dessa coisa do Estado “paizão”, o Estado responsável pela cultura. Mas entendo que é necessário que haja da parte do poder público a garantia mínima para que as pessoas possam realmente realizar os seus projetos culturais”. E diz ainda que: “Falta uma espécie de ação conjugada onde alguém que se diz responsável pela cultura possa em combinação com os grupos tentar minimamente apoiar ações que façam esses grupos se apresentarem regularmente”.

Um dos fatores que talvez leve menos pessoas aos teatros e museus seja a presença de novas tecnologias como a Internet por exemplo. Sobre isso o professor Tarcísio diz que essas coisas de alguma maneira podem até ser benéficas para a cultura, em termos de divulgação. Para ele há espaço para tudo.

Embora não haja apresentações sistemáticas em Natal, há muitas opções para o lazer cultural, como a CASA DA RIBEIRA, que promove apresentações teatrais, espetáculos de danças e música, exposições de arte e discussões em um café cultural localizado no piso superior da Casa. Os lugares mais recomendados pelos entrevistados na enquete foram: CASA DA RIBEIRA, TEATRO ALBERTO MARANHÃO, RUA CHILE, CENTRO DE TURISMO e CENTRO DE CONVENÇÕES.

Conheça melhor os principais espaços culturais da cidade:


Débora Brandão, Elizama Lemos, Poliana Costa, Shirley Inojoza e Úrsula Guerra. (Radialismo)