APRENDIZ DE JORNALISTA
JORNAL ON LINE LABORATÓRIO UFRN FEVEREIRO 2003


o reconhecimento esperado por artistas e bandas locais

 

 

A música, nos últimos tempos, tem evoluído bastante em vários gêneros a fim de atender ao gosto de diferentes públicos. Em Natal, os ritmos que conquistam as pessoas são o axé e o forró. Outros estilos musicais, como rock e MPB, para integrarem a lista de preferências do natalense têm enfrentado, de um modo geral, algumas dificuldades, seja no apoio, na divulgação ou na consolidação de um trabalho autoral.

Alguns artistas para obterem uma maior aceitação local necessitaram iniciar seu repertório com produções já reconhecidas. Como é o caso do Officina que precisou formar uma banda cover para posteriormente mostrar seu próprio trabalho e do Inácio Toca Trumpete que começou tocando músicas de cantores como Alanis Morissete e bandas como Paralamas do Sucesso.

Outra dificuldade enfrentada é a falta de apoio. O cantor e compositor Fernando Luna, com 25 anos de carreira, alega que não possui incentivos para divulgar seu trabalho. A mesma afirmação é feita pelo jovem Diogo Guanabara, grande referência instrumental potiguar. Segundo ele, é necessário que as rádios dêem mais valor aos artistas locais para que suas composições sejam conhecidas e aceitas pelo público natalense.