APRENDIZ DE JORNALISTA
JORNAL ON LINE LABORATÓRIO UFRN FEVEREIRO 2003


ACADEMIA DO AMOR  Caixa de texto:

PAQUERA SE APRENDE NA FACULDADE

             A arte da conquista já se aprende na universidade. No Brasil, isso acontece apenas no instituto de psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Nele funcionam três cursos dedicados a esmiuçar os intrincados caminhos que, se bem trilhados, conduzem à cama, quando não conduz diretamente ao altar, principal desejo, sobretudo do sexo feminino.
            São disciplinas optativas disputadíssimas por alunos de graduação e pós-graduação, que chegam a madrugar na secretaria do instituto para conseguir vaga na sala de aula onde se ensina "relacionamento amoroso (teoria e prática)"; "seleção de parceiros, flerte, namoro e casamento" e"ligação amorosa: relacionamento,sexo e amor".

            Talvez se estas disciplinas fossem oferecidas na ufrn a expectativa  dos que  aqui  ingressam fosse bem maior. Sobretudo para aqueles que vem  á  universidade  a  procura  de  algo mais além da formação acadêmica.

 

ENQUANTO ISSO NA UFRN ...

             O cotidiano dos estudantes universitários sempre foi e será recheado de trabalhos, pesquisas, teses, seminários, discussões, aulas laboratoriais  e  jornadas de estudos...mas como fugir de tudo isso sem comprometer o desempenho ao final do semestre? Ou melhor, como conviver de forma harmoniosa com tanta pressão e com o corre-corre diário da vida acadêmica?             São poucos os que conseguem conciliar a seriedade do ensino universitário com a divertida vida de estudante que diga-se de passagem  não se faz de livros ou salas de aula.

            Se o jovem dos dias atuais tem a sua afetividade e sexualidade mais liberadas do que gerações passadas é bem comum que nos locais por eles freqüentados role bate papos, azaração e até mesmo o jogo de sedução tão comum em boates, barzinhos, clubes e shoppings. A ufrn não foge á regra de ser um desses locais comumente freqüentado pelas diversas tribos urbanas que diferem em pensamento e até no modo de vestir-se, mas que no relacionamento afetivo conseguem conviver em paz e amor...aliás em recente pesquisa, feita para dar suporte a esta matéria, 73% dos entrevistados já foram azarados nas dependências da ufrn, mas apenas 57% afirma que paqueram.     Perguntamos se eles costumam se produzir para atrair olhares do sexo oposto, e apenas 33% admitem que usam as vestimentas como armas de sedução. A estudante Maria Paula (nome fictício) do curso de economia afirma que o que se vê nas dependências da ufrn é uma verdadeira competição de algumas garotas que mais parecem estar produzidas para freqüentar boates e que tal visual nada tem a ver com o ambiente escolar “ são as patricinhas da ufrn, que parece terem saído de um seriado americano, nada a ver com a nossa realidade..” - afirma.

            Outro ponto bastante polêmico, é a idéia de que o namoro atrapalha os estudos, somente  9,56% dos estudantes entrevistados acham que azaração e educação não combinam, enquanto que 91,44%  pensam de forma diferente. Esta também é a opinião da profª drª Olga Tavares do departamento de comunicação social;  para ela, é normal e saudável que a prática da azaração e namoro ocorra na universidade. E enfatiza: ” ...eu acho bom que isso ocorra porque é um espaço onde o jovem passa muito tempo, vem aqui pra estudar e quando arruma um namorado, acho que tem muito mais motivação para estudar, pois vem pra escola mais feliz, vai encontrar a pessoa que gosta e vai estar mais motivado para participar das coisas que a universidade oferece, então eu acho super interessante que essa prática de azaração ocorra dentro da ufrn, porque é o lugar ideal para os jovens que estão estudando terem as suas primeiras experiências amorosas. De trocas afetivas...” Para profª Olga essas experiências muitas vezes são duradoras, ela cita um exemplo que ela mesma vivenciou: “ o meu primeiro amor por exemplo eu conheci numa universidade, e durou 04 anos, ficamos noivos, chegamos a comprar apartamento. E por amor á profissão, acabei me separando dele quando ele foi para outra faculdade...” Conclui.

 

AZARAÇÃO RIMA COM ALIMENTAÇÃO ...

             ... pelo menos foi o que a pesquisa  revelou, perguntamos qual o melhor local para azaração na ufrn e o local mais citado foi a praça de alimentação  próximo ao dce, segundo os entrevistados, naquele local a azaração rola solta, nossa equipe de reportagem esteve no local para constatar o fato e pegar opiniões dos frequentadores. O que se observa é um bom movimento de estudantes de setores diversos e claro, é visível os grupinhos formados por jovens do mesmo sexo que mostram-se animados e trocam olhares com os grupos do sexo oposto. Para pedro que cursa direito, este local é mesmo ¨quente” e não foi por acaso que foi o mais citado na pesquisa.”...costumo freqüentar este local diariamente e como o setor 5 não tem lanchonete e fica muito próximo daqui, além dos estudantes deste setor,muitas garotas interessantes do setor 5 freqüentam este local, hoje não vim lanchar, vim apenas passear e azarar..” .concluiu sorridente, enquanto observava duas amigas sentarem ao lado... Outro local bastante citado foram os corredores dos diversos setores da universidade.

            se a azaração na ufrn ocorre de forma explícita em seus diversos locais, este fato é fácil de se explicar, menos da metade dos entrevistados dizem não ter namorado e 37,27% afirmam já ter namorado alguém da ufrn. Para a estudante Ellen ( nome fictício) que cursa o 3º período de administração, a azaração na ufrn é fraca pois poucas festas são promovidas “ somente no ínício dos semestres que rolam as calouradas é que há uma maior integração dos estudantes, acho regular o nível de azaração na ufrn”. Aliás Ellen tem razão pois a pesquisa apontou exatamente esse fato: 39% acham o nível de azaração regular, 30% bom, 25% fraco e apenas 6% acham ótimo.   

 


Alexandre Poeta, Konia, Eduardo, Hugo, Gibran e Antonio Eufrázio (radialismo)