Oficina de Mídia Digital



Aqui estão listados os melhores e mais conhecidos serviços de hospedagem gratuita de sites da Internet. Lembre-se: nem sempre os que oferecem os maiores espaços, são os melhores. Alguns são muito lentos.
  • Angelfire - Esse serviço foi comprado recentemente pelo Lycos. Disponibiliza 5MB de espaço. Embora você possa colocar material comercial no seu site eles não permitem a inclusão de banners nos sites. É proibido também a exibição de material adulto ou qualquer coisa que possa ser considerada ofensiva. Como opcionais também gratútos você pode conseguir e-mail e um Message Board para o seu site.
  • Click2Site - Oferece 30MB, e-mails (ilimitados), endereço curto (www.seunome.click2site.com) além de várias outras funcionalidades. É incluído um anúncio em cada site.
  • CyberCities - O site tem um visual bastante amador. Oferece espaço em disco ilimitado (!) sem nenhum tipo de propaganda obrigatória.
  • FortuneCity - Oferece 20MB de espaço. Assim como a maioria dos seus concorrentes é proíbido qualquer conteúdo adulto ou ofensivo. Todas as páginas são obrigadas a incluir um banner e um link da Fortune City. É proibida a inclusão de qualquer outro banner. Como vantagem é preciso destacar a galeria de imagens oferecidas e o e-mail gratúito.
  • FreeYellow - Oferece 12MB de espaço. Extremamente simples mas muito limitado. Pode ser útil se você pretende criar um site simples e não conhece muito sobre HTML. Oferece alguns exemplos interessantes que podem ser usados além de e-mail gratuito, chat e formulários simples. O limite de apenas 5 (!) sites é extremamente frustrante.
  • Geocities - Oferece 11MB de espaço. É o mais popular serviço desse tipo, e faz por merecer essa popularidade. O serviço é bastante organizado e oferece bastante flexibilidade. Não são permitidos sites comerciais ou adultos. Ainda assim pode ser uma ótima opção se você quer criar um site pessoal.
  • Hypermart - Oferece 10MB de espaço. Não são permitidos sites pessoais, apenas comerciais. Oferece um diretório CGI próprio. Você é obrigado a colocar um banner no seu site ou uma janela pop up aparece automaticamente.
  • Icestorm - Oferece 3MB para o seu site sem nenhum (!) tipo de propaganda. Se o seu site é pequeno essa é uma das melhores opções. Não é possível fazer o upload dos arquivos por FTP, apenas por um excelente site da web (o upload é feito diretamente do browser).
  • Spree - Não é um site muito organizado... O visual também não tão bom, mas...  oferece espaço ilimitado para o seu website.
  • Terràvista Portugal - Oferece 7MB de espaço sem qualquer tipo de propaganda obrigatória. Organiza suas páginas usando uma metáfora marítima no mínimo original. Seu endereço ficaria assim: http://www.terravista.pt/nome-da-praia/seu-numero/
  • Virtual Ave - Oferece 20MB de espaço e um endereço tipo www.seunome.virtualave.com. Também é um dos poucos à oferecer diretório CGI gratuito. É provavelmente o único servidor que oferece inúmeros e-mails (redirecionados). Você é obrigado a colocar um banner no seu site ou uma janela pop up aparece automaticamente
  • Xoom - Oferece espaço em disco ilimitado para o seu site. Além de apenas espaço para o seu site a Xoom oferece várias outras ferramentas, como chat, e-mail e contador grátis. É exibido automáticamente um pequeno frame com propaganda no topo de todos os sites.
  • WebJump - Oferece 25MB para o seu site, um endereço de subdomínio e acesso a um diretório próprio de CGI. É incluído um frame na parte superior do seu site. Muito bom.