Oficina de Mídia Digital


Ensinar investigando, investigar ensinando e ensinar a investigar: o professor que não investiga não tem condições de acompanhar os progressos de sua área. É preciso interagir com o aluno, com o meio ambiente e consigo próprio.

A informática inverteu a relação pedagógica e, hoje, as dificuldades quadruplicaram: há alunos que sabem (em conhecimentos técnicos) mais que seus professores. Como fazer desse novo relacionamento de aprendizado recíproco professor/aluno algo realmente produtivo e não em uma dupla resistência à verdadeira educação?  

O projeto de extensão Oficina de Mídia Digital destina-se à produção de home-pages e sites experimentais produzidos pelos alunos da disciplina de Sociologia da Comunicação (II nível) do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante dois anos, aprendemos a interagir (muito mais do que ensinamos) e desenvolvemos alguns webprojetos com os alunos em diferentes propostas: 

A internet desmontou o paradigma de que comunicação social seria um conjunto de teorias sem prática e o jornalismo, uma prática sem teoria. Esse paradigma dividiu durante muitos anos os professores de comunicação entre 'os egressos do mercado' e 'os egressos da academia', formando duas associações de pesquisa, e instituindo um conflito no próprio currículo entre ciência e técnica. Agora, o virtual simplesmente aboliu esse abismo paradigmático entre teoria e prática, mercado e escola, pesquisa e ensino. Por isso, trilhamos um caminho que é resultado e processo de nosso próprio aprendizado. Não seguimos nem guiamos ninguém, apenas interagimos (entre nós mesmos e outros grupos de comunicação com perfis semelhantes).  E, nesse aprendizado recíproco, todos são bem-vindos.

Marcelo Bolshaw Gomes