APRENDIZ DE JORNALISTA
JORNAL ONLINE LABORATÓRIO DO DECOM/UFRN


"FALHA NOSSA"

A V CIENTEC por Glauco, José Antônio, Paulo Eduardo e Wilson.

A CIENTEC: Semana de Ciência, tecnologia e Cultura, que vem sendo realizada desde 1995, teve sua quinta versão realizada pela UFRN, dentro do campus desta, no período de 08 a 12 de dezembro de 1999. Tendo contado com o patrocínio das seguintes instituições : Banespa, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cooperativa Universitária, Prefeitura da Cidade do Natal.

A V CIENTEC contou com mini cursos, oficinas, painéis, grupos de trabalhos, palestras ,mesas-redondas, apresentações de peças, vídeos ,grupos musicais e de danças. Tudo isso dentro dos vários eventos que fizeram parte da V CIENTEC : a I Semana de Ciência e Tecnologia em Administração ; a V Feira de Ciência, Tecnologia & Cultura do RN; O X Congresso de Iniciação Científica; a VII Semana de Arquitetura da UFRN; a XI Semana de Matemática da UFRN; a II Semana de Turismo da UFRN; a VIII Semana de Humanidades; a Mostra de Vídeos da UFRN e a XV Semana do Músico, todos tendo como tema central "Natal 400 Anos".

No entanto se falarmos a alguém que a V CIENTEC foi formada por todos esses eventos, sustos! Poucos visitantes dela, souberam que existia tanta coisa. A maioria ia ao Centro de Convivência , onde ficavam a feira e a mostra de vídeo e só viam essas opções , pois no centro não havia sinalização indicando que os setores de aula , alguns anfiteatros e auditórios , apesar de bastantes separados uns dos outros, também faziam parte da V CIENTEC.

De acordo com a mestra Ilsa Leão do mestrado de ciências sociais e uma das organizadoras da Semana de Humanidades ,o objetivo da S.H. e da CIENTEC é um só: mostrar a produção acadêmica à comunidade .

E que produção : o stand do CERES (o mais visitado) trazia barcos fenícios de isopor e animais peçonhentos; o de fisioterapia , o teste do pezinho ; comunicação social ocupou um stand com dois computadores , nome do trabalho? Redação jornalística , sem esquecer o manjado mini baja , apresentado pela turma de engenharia mecânica , um que estava vazio ,e tantos outros trabalhos sem nenhuma novidade, realmente produzida pela UFRN.

Talvez a grande identificação entre os estudantes das escolas primárias e secundarias e a V CIENTEC tenha se dado, devido sua semelhança com uma feira de 2° grau.

Mas a maior reclamação dos acadêmicos foi relacionada com a paralisação das aulas naquela semana . A grande maioria achou desnecessária a pausa ,visto que, menos de 30% dos universitários se engajaram nos eventos , servindo apenas para atrasar os cronogramas dos professores.

Com relação ao tema central –Natal 400 Anos – foi visto somente nas propagandas e em alguns escondidos acontecimentos , como as exposições de fotos "Natal tempo e memória" e "Natal escrita a luz", a mostra de poesias ,"Natal sob o signo da poesia ", o mini curso "Natal, cidade feminina" e duas mesas redondas "Natal 400 anos, marcos históricos do progresso de construção da cidade "e "Natal 400 anos ,dimensão artística da história da cidade".

O melhor dessa CIENTEC foi o circo da cultura, que fez parte da feira e abriu espaço para artistas locais – todos de boa qualidade .

Contudo a CIENTEC é necessária, pois a UFRN deve mostrar o que produz a comunidade, porém antes é preciso produzir.

ZOAR, o informativo da V CIENTEC - Wilson e Glauco

O ZOAR, revista eletrônica produzida pela Oficina de Tecnologia em parceria com alguns alunos do curso de Comunicação Social da UFRN, foi a responsável pela divulgação dos eventos que faziam parte da V CIENTEC, dentro do espaço da mesma, permitindo assim que os visitantes da Feira ficassem por dentro dos outros eventos que estavam acontecendo em outras locais do campus, além dos que estavam ocorrendo no Centro de Convivência.

Apesar da falta de experiência dos estudantes de Jornalismo, pois a maioria da equipe do ZOAR estava tendo seu primeiro contato com uma produção desse tipo, a revista eletrônica fez um enorme sucesso entre os visitantes da V CIENTEC. Principalmente o quadro METE BRONCA, no qual o repórter passava a palavra para o entrevistado falar o que ele quisesse, mandar um recado, elogiar ou criticar algum aspecto da Feira, etc.

O ZOAR, devido a alguns problemas técnicos, teve apenas duas edições transmitidas para o público. Ele foi veiculado em um telão no "circo" armado em frente ao Centro de Convivência juntamente com as apresentações culturais, que foram os outros grandes destaques da V CIENTEC, no período da noite.

Apesar desse pequeno problema ele cumpriu com a tarefa, que não era por obrigação sua, de informar os visitantes e, além do mais, fez com que eles se comunicassem.