APRENDIZ DE JORNALISTA
JORNAL ON LINE LABORATÓRIO DO DECOM/UFRN

 

ONDE ESTÁ A RÁDIO UNIVERSITÁRIA?

Alunos: Luciana Silva (produtora) ,

Alcino Filho (repórter) e Clarissa Paiva (editora)

No último dia 22 de março, o governo federal autorizou a implantação de uma rádio FM na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com o projeto a todo vapor, antena já instalada e os equipamentos em fase de licitação; o coordenador do projeto Maurício Pandolphi , conta que o primeiro projeto foi feito há 32 anos, em 1968; e deste até a autorização, foram elaborados mais seis. O último, deu entrada em 1995 e só no ano passado foi aprovado. A implantação desta rádio, está ligada ao projeto pedagógico, que tem como objetivo a melhoria do curso de Comunicação Social.

A programação da rádio universitária, será feita principalmente de música popular brasileira (MPB), apesar de contar com programas especiais com músicas internacionais de boa qualidade. Além disso, a rádio terá muito jornalismo e informação. Neste ponto, ela contará com o apoio dos estudantes de Comunicação Social ,que há muito tempo anseiam por  participarem efetivamente dos meios de comunicação da universidade. Por não ser uma rádio-laboratório e nem ser um local exclusivo do curso, nela não haverão aulas práticas, pois não será um local de treinos.

“Vão fazer estágios na rádio alunos que já pagaram as disciplinas referentes e que se destacaram nelas (...) O estágio vai ser feito em função da habilidade do aluno e das necessidades da rádio” diz Maurício Pandolphi se referindo à participação dos estudantes que, apesar dos critérios acima, afirma que será bastante significativa.

O presidente do centro acadêmico de jornalismo, Evânio Mafra, vê com bons olhos a implantação desta rádio, que será mais um veículo de informações da UFRN para a população em geral; mas acha que se o projeto não corresponder às expectativas dos alunos e do próprio curso de comunicação (maior envolvido nisso), ele não favorecerá a melhoria do curso.

    A rádio, que contará com dois estúdios (um de operação, outro de gravação) tem estréia prevista para o final do mês de julho, com instalações provisórias na TV Universitária.