APRENDIZ DE JORNALISTA
JORNAL ON LINE LABORATÓRIO DO DECOM/UFRN

Comunicação e Artes

MESTRADO SERÁ IMPLANTADO ESTE ANO  

Luiz Eduardo

Luiz Sérgio

Cid Augusto

  O Mestrado em Comunicação e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será implantado, mesmo o Departamento de Educação Artística não concordando em participar do projeto. Quem afirma é o professor Pedro Vicente, diretor da Editora Universitária e membro do grupo encarregado de implantar o referido curso de pós-graduação.

Conforme Vicente, a parceria do Departamento de Educação Artística, cuja resposta ainda está sendo esperada, é importante para complementar o número mínimo de 10 professores exigido pela Capes, possível financiadora do mestrado, já que o Departamento de Comunicação Social dispõe apenas de quatro professores habilitados a participar.

O Departamento de Educação Artística está desinteressado, segundo professores, por causa da linha de pesquisa proposta no projeto pedagógico, que seria específica da área de Jornalismo. “Só teremos interesse em fazer parte do projeto, se a linha de pesquisa atender, também, às nossas necessidades”, declaram.

Caso a resposta seja mesmo negativa, Vicente diz que a UFRN buscará o apoio de outras instituições, inclusive particulares, como a Universidade Potiguar (UNP): “Vamos tentar cobrir o santo dentro de casa, mas se não for possível, buscaremos parcerias. Pode ser com a Cefet e até, se necessário, com instituições de ensino privadas”.

Outra informação positiva repassada pelo diretor da Editora Universitária foi a de que a redução no orçamento da UFRN não representa ameaça, pois o mestrado será bancado com recursos específicos da Capes. A universidade entrará apenas com pequenos investimentos, estrutura física e despesas com a estada dos professores da Usp.

A etapa mais importante para se implantar o mestrado, ainda de acordo com Pedro Vicente, foi alcançada mês passado, quando o Conselho Departamental da Escola de Comunicação e Artes (Eca) da Universidade de São Paulo (Usp) aceitou ceder professores para ministrar o curso e ajudar na elaboração do projeto.

O problema é que esse projeto deve ser entregue à Capes, até 30 de junho, atendendo às exigências do edital, entre elas o número mínimo de professores. Além da busca urgente de parcerias, caso o Departamento de Educação Artística fique de fora, a UFRN terá outra dificuldade, elaborar a proposta sem o auxílio da equipe da Usp, que se encontra em greve.

Vinte e cinco vagas estão sendo oferecidas, até 80 por cento para professores e 20 por cento para recém-graduados. Detalhe: só estarão aptos a participar, com bolsa da Capes, professores que estejam a mais de 12 anos da aposentadoria. Sobrando lugares, pessoas de outros cursos da UFRN e de outras instituições poderão concorrer no processo seletivo.

Acerca da suposta insatisfação de professores do Curso de Jornalismo, pelo fato da pós-graduação ser ministrada por uma equipe de fora, Pedro Vicente declara que todos os docentes do Departamento de Comunicação Social receberam bem e apóiam a idéia do mestrado, tanto que se disponibilizaram a contribuir na concretização do projeto.

 CURSO SERÁ EM MÓDULOS, DURANTE AS FÉRIAS NA UFRN

Pela proposta a ser encaminhada à Capes, o Mestrado em Comunicação e Artes, se aprovado, terá apenas quatro disciplinas, ministradas em dois módulos, de forma intensiva.

O primeiro módulo está previsto para julho de 2001 e o segundo, para fevereiro de 2002, sempre nas férias, quando os professores da Eca virão a Natal para dar as aulas.

Depois de pagarem as disciplinas, elaboradas conforme critérios da própria Usp, os alunos deverão passar quatro meses em São Paulo para redigir e defender a dissertação.

A estrutura para o mestrado, segundo os organizadores do curso, é a existente na UFRN, restando apenas alguns laboratórios e uma revista para divulgação científica, que estão sendo providenciados.