APRENDIZ DE JORNALISTA
JORNAL ON LINE LABORATÓRIO/UFRN SETEMBRO 2002


 

Mudanças antes tarde do que nunca

 

O curso de Comunicação passa por mudanças em sua estrutura e busca inovação tecnológica

 

A parte prática do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, parece não ser tão prática quanto deveria. A partir de informações provenientes dos alunos do curso, tenta-se descobrir qual seria o real motivo dessa "deficiência". Faltam equipamentos? Professores mais qualificados à prática? Infra-estrutura? Laboratórios? Para perguntas diversas, mais diversas são as respostas.

Enquanto o coordenador do curso da UFRN, Newton Avelino, fala pouco sobre o assunto, Maurício Pandolphi, professor do curso e diretor da FM Universitária, revela alguns detalhes. Segundo Newton, há um projeto para construção de um prédio exclusivamente para o curso de Comunicação Social e, segundo o reitor Ótom Anselmo, as obras seriam iniciadas ainda no mês de agosto estando concluídas num prazo entre seis e oito meses.

Ao ser entrevistado a respeito desse assunto, Maurício Pandolphi, idealizador do projeto, informou que "é um projeto bem moderno. São duas etapas: na primeira etapa os laboratórios e na segunda etapa aulas teóricas. Será feito tipo uma faculdade de Comunicação separada". O prédio das aulas práticas será o primeiro a ser construído e comportará um auditório com capacidade para oitenta pessoas; um estúdio de televisão de 50m²; um grande estúdio de rádio; diversos laboratórios específicos e sala de redação. O seu orçamento ficará em torno de R$ 790 mil. Já a etapa das aulas teóricas, terá o início de suas obras adiado devido à falta de verba fazendo com que as aulas continuem sendo ministradas no Setor V. O início das obras estava previsto para o mês de agosto, devido ao atraso oriundo do processo licitatório da construção e a conclusão, por sua vez, era pretendida em uns oito meses. Entretanto, elas sequer começaram.

No tocante aos equipamentos existentes para aulas práticas, Pandolphi afirmou que o laboratório possui equipamentos de rádio e de TV muito antigos, a maior parte deles data de 1988. Afirmou ainda que há estúdio de TV, ilhas de edição e laboratório de rádio exclusivos do curso com equipamentos analógicos e acessórios como microfones, aparelhos de iluminação, entre outros. Entretanto, tais equipamentos, além de ultrapassados, não suprem as necessidades do alunado.

Diante disso, é importante lembrar o projeto do Ministério de Educação e Cultura - MEC para reequipar os cursos de Comunicação Social em todo o país. No entanto, o que ele  pretende é camuflar: darão equipamentos novos, embora mais ultrapassados que os possuídos pela UFRN.

O que falta não é apenas equipamento, boa infra-estrutura e professores aptos a dar aulas práticas. Falta acima de tudo um compromisso real com a formação dos acadêmicos do curso e com a sociedade, que paga impostos e em troca vê seus profissionais formados com equipamentos "sucateados". Assim, verifica-se que, com um pouco de força de vontade daqueles que orientam e dirigem o curso da Comunicação Social da UFRN, os alunos e professores só têm a ganhar, e, da mesma forma, a população, que ganhará profissionais mais qualificados e mais atuantes no seio social. 

 


Higor Rocha (repórter); Jólia Lucena (produtora); Ana Karine (repórter); Déborah Massud (editora).