Oficina de Mídia Digital



Está é uma das tecnologias mais utilizadas e menos conhecida pelos navegadores e usuários da Internet. Muitas pessoas, mesmo que não sejam webmaster já ouviu falar de Java Script, Flash, DHTML etc. Mais quando se começa a entender mais profudamente da contrução de sites é que se descobre o real valor dos CGIs. São estes programas que adicionam quase toda a interatividade dos melhores sites da web.

Os exemplos são infinitos...  Os sistemas de busca (Yahoo, Lycos, Cadê...) são executados usando CGI...  A criação automática de contas de e-mail grátis (Hotmail, Zipmail e etc) também é feita usando CGI... 

Ou seja, para se criar um site realmente interativo e funcional é bom saber ao meno o que é CGI. É isso que você verá neste rápido tutorial, as informações básicas sobre como utilizar este tipo de tecnologia disponível aos webmasters

COMEÇANDO

Então o que exatamente é "CGI"? A sigla CGI significa "Common Gateway Interface". Qualquer script pode ser considerado um script CGI contanto que esta seja executada no servidor. Java Scrips, por exemplo, estão dentro do arquivo HTML de uma página e são executados pelo seu browser.

A maioria dos scripts CGI é escrita em Perl (a segunda linguagem mais usada é C). Se você pretende escrever seus próprios programas CGI é extremamente recomendável que você aprenda Perl. Para tal você poderá visitar www.perl.com.

O fato dos scripts serem executados no servidor é uma grande vantagem. Você já imaginou se tivesse que copiar todo o catalogo do Yahoo para fazer uma simples busca???

DO QUE VOCÊ PRECISA

O mais importante que você consiga é um servidor que permita que programas CGI sejam hospedados pelos seus clientes. A maior parte dos servidores pagos oferece isso e alguns gratúitos também (WebJump, Hypermat...). Normalmente  os diretórios designados para programas CGI são denominados "CGI-BIN".

Dê uma olhada no servidor que hospeda o seu site, se você conseguir achar um diretório chamado cgi-bin é muito provável que você esteja habilitado à instalar seus próprios CGIs.  Se você não tem um diretório CGI pode pedir que o administrador do sistema crie um para você, se ainda assim não conseguir se inscreva em um servidor gratúito.

Após ter conseguido um diretório CGI você pode começar à escrever seus próprios scripts ou copiar scripts de outros sites. Temos uma boa lista de sites que oferecem programas gratúitamente, está na seção de SCRIPTS.

COMO CONFIGURAR SEUS CGIs

Não é necessário nenhum conhecimento de programação para configurar e instalar um programa CGI que você tenha conseguido gratúitamente. Em geral você só precisa saber algumas informações sobre o seu servidor. São elas:

Endereço do compilador Perl. É a primeira linha de qualquer programa CGI, normalmente é mais ou menos assim "#!/usr/bin/perl. Essa é a referência para o diretório do servidor aonde o compilador está instalado. Esse é o endereço mais comum, mas é possível que no seu servidor o endereço seja diferente. Pergunte ao administrador do seu servidor!

O endereço do seu site. Já que você vai perguntar ao administrador qual é o endereço do Perl você já pode aproveitar e fazer essa pergunta também. O endereço do site é o local aonde ele está instalado dentro de um servidor, não é a URL não!  Um exemplo seria /usr/local/etc/httpd/sites/mysite

Em alguns casos (dependendo do programa Perl que você quer instalar) você precisará saber também o endereço do programa de e-mail do servidor. Não, não estamos falando do Outlook ou do Eudora (hehe). Pergunte ao administrador do servidor e ele lhe informará algo como /usr/lib/sendmail.

Se você já sabe todas essas informações só precisa abrir o programa CGI e edita-lo usando um programa de texto puro (NotePad). É bem simples, acredite.

CONFIGURANDO PERMISSÕES

Essa é uma das tarefas mais simples, mas é provavelmente a que mais assusta. Após ter colocado os seus arquivos CGI dentro do seu diretório CGI você precisa informar ao servidor qual tipo de programa é aquele. Isso é feito configurando o CHMOD do arquivo.

Quando configura o CHMOD você define quais permissões o seu script terá...  se ele pode ou não criar arquivos dentro do seu diretório, por exemplo.

Para configurar o CHMOD de um arquivo (é comum que você precise definir as permissões de programas CGI e de outros arquivos auxiliares do script) você pode usar o seu próprio programa de FTP. Aqui está um exemplo usando o CuteFTP:

Clique com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo que você deseja configurar e escolha a opção "Change File Atributes".

É nessa tela que você configura o CHMOD de qualquer arquivo. Você pode definir as permissões individualmente (usando aqueles quadradinhos) ou preencher diretamente o número indicado naquele espaço abaixo (aonde está o 666).

Os scripts CGIS encontrados na internet vem quase sempre com instruções do tipo "CHMOD this file to 666", de modo que você não deverá se preocupar muito com aqueles quadradinhos, preenchendo diretamente no campo "Manual" esse número de CHMOD.

Mostramos o procedimento usado quando o seu programa de FTP é o CuteFTP, mas você não precisa se preocupar caso use um programa diferente, já que esse procedimento é bastante semelhante em outros programas. Se não encontrar essa função tende fazer uma consulta ao help do programa.

Após dominar esses fundamentos de webedição, você poderá apresentar-se para avaliação da Convergência. E, se passar na prova de webdesign I, no próximo módulo, você aprenderá a editar com ferramentas multimídia.

Conteúdo gentilmente cedido pela Advanced Infohouse® Home Help