Oficina de Mídia Digital



Extremamente importante quanto o conteúdo em texto do seu site, as imagens são responsáveis pela beleza e apresentação de seu site. Para à criação de um website é importante que se use a combinação certa entre textos e imagens. A utilização corretas das imagens em locais pré-determinados, podem ser a diferença entre um ótimo ou péssimo site.

Os formatos GIF e JPEG são os 2 formatos de imagem mais usados na Internet. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Saber escolher a opção adequada para cada situação é tarefa importante na criação de sites de visual agradável.

Arquivos GIF

Arquivos GIF podem conter um máximo de 256 cores diferentes. Por essa baixa paleta de cores, não são recomendados para gráficos detalhados, de alta resolução, ou nos quais o gráfico deve seguir fielmente seu desenho original, como por logotipos, marcas, ou fotos.  Além dessas características, imagens GIF, podem ser usados para criar, animações, transparências e imagens de tamanho reduzido.

Os arquivos JPEG (ou JPG), adimitem uma paleta de até 16,7 milhões de cores. Por essa capacidade, arquivos JPEG, são indispensáveis para sites onde apresentações de fotos, ou gráficos de altas resoluções são opções a serem seguidas. Este arquivo é normalmente grande, e demoram a ser carregados pelo browser, mais podem ser reduzidos substâncialmente, através de um algoritmo de compressão. Está opção está disponível nos melhores softwares, como o Photo Paint da Corel®.

Qual opção usar

Arquivos GIF devem ser usados em imagens pequenas e que não nescessitam de uma grande quantidade de cores ( em média 64 cores ou 32 cores ). Também podem ser usadas em imagens grandes, como image maps. Na Home Help, 95% das imagens são GIFs e utilizamos como regra nunca ultrapassar o tamanho de 3Kb por arquivo. Este padrão pode ser seguido se você quer um site rápido, onde a quantidade de cores, não é muito relevante.

Arquivos JPEG, devem ser utilizados em imagens onde, deseja transmitir, a real fidelidade das cores, como fotos, logos etc. Estás imagens são poucas adaptáveis, por possuirem tamanhos em discos relativamente grande comparados com os GIFs, mais podem ser reduzidas significamente de tamanho usando taxas de compressão. Imagens desse tipo, sempre dão um toque profissional em objetos 3D, e deixam o site mais bonito.

Atenção: Estes informações não precisam ser seguidas à "risca". O tipo de site e como ele vai ser, depende únicamente de sua imaginação. O layout e tipo das imagens devem seguir os padrões de seu site.

Um exemplo de uma imagem JPEG e um GIF:

Formato: JPEG/JFIF
Subformato: 4:4:4
Taxa de Compressão: 10%
Cores: 16, 7 milhões
 

gif.gif (9665 bytes)

Formato: GIF
Tipo de Paleta: Otimizada
Tipo de Simulação: Difusão de Erros
Cores: 64
Formato: 89a

Conteúdo gentilmente cedido pela Advanced Infohouse® Home Help