Oficina de Mídia Digital



Um gif animado é uma següencia de imagens (também chamados de frames ou slides), sobrepostos seqüencialmente para que haja a pespectiva de movimento em um plano, ou seja, é um arquivo que contém vários outros arquivos que executados juntos dão aparência de movimento.

A criação de um gif animado, é uma das coisas mais divertidas e ao mesmo tempo cansativas de serem executadas. Para a criação de um gif animado primeiramente, você dever possui um software para este trabalho, aconselho o Unlead Gif Animator 3 , possui vários filtros e plug'ins que facilitam a criação de seus gifs. Para um trabalho mais profissional o Corel Photo Paint 8, é extremamente aconselhável.

Depois de ter escolhido o software apropriado para o tipo de gif que deseja criar, selecione as figuras que iram fazer parte do gif animado. Lembre-se que só podem ser usadas imagens de 256 cores, dê preferência da mesma largura e altura.

Como um filme as imagens devem ser colocados em ordem para que haja uma seqüencia entre elas. Após isto você deverá definir o tempo em milesegundos que cada frame irá aparecer na tela, para gifs de animação, como um gato correndo, deverá ser adicionado tempos iguais para cada frame, ou o gato dará a impressão que parou no ar por alguns instantes! Para apresentações de marcas, ou letreiros, tempos de 200ms e 350ms são recomendados, pois possibila a leitura confortável.

Como o gif animado é uma soma de muitos arquivos, seu tamanho também pode ser um problema. Um bom gif, nunca deve ultrapassar 30Kb, lógico que para tudo tem suas exceções.

Tente sempre usar cores iguais nos diversos frames que compões seu gif animado, pois isto ira diminuir bastante o tamanho final do arquivo. Use também padrões para todas as imagens, como por exemplo o tipo de paleta de cores ( aconselho o uso de 16 cores).

Conteúdo gentilmente cedido pela Advanced Infohouse® Home Help