A Importância da Interatividade

Interatividade é o que afasta a Web das notícias impressas. Como o hipertexto, é uma outra maneira de fortalecer os leitores.   

De Lawrence (Kan.) Journal-World, um site de notícias de uma pequena comunidade, para o The New York Times, questões para discussão estão sendo anexadas à matérias. Votações, questionários e perguntas para retorno de opinião são algumas maneiras de envolver os leitores. Elas se tornarão parte integral do noticiário online.                      

Bases de dados com mecanismos de procura são outra forma de interatividade idealmente talhada para matérias na Web. O Web site combinado do Philadelphia Inquirer e Philadelphia Daily News abastece o leitor com uma base de dados de mais de 10 mil médicos e outros tópicos sobre saúde que pode ser pesquisada. Outras bases tais como pacotes educacionais permitem aos leitores procurar por escores de testes e informações estatísticas nos seus próprios distritos escolares. 

Howard Witt, editor gerente associado para notícias interativas no Chicago Tribune, diz que leitores Web querem informações relativas a si e que procuram interagir com elas.  Witt cita um pacote de matérias sobre homicídios que permite aos usuários clicarem em um mapa e encontrarem quantos homicídios ocorreram em suas vizinhanças.  

Mas para Witt, o momento que define o escrever para a Web vem não de sua equipe, mas dos leitores.      

Quando o afamado colunista Mike Royko morreu em 1997, em uma semana 700 leitores postaram mensagens para expressar seu pesar. 

"Aí é onde eu entendo que esteja o poder deste meio, em primeiro lugar", diz Witt. "Se ele tivesse morrido cinco anos antes, algumas pessoas poderiam apenas ter escrito uma carta ao editor. Isto (quadro de mensagens online) permitiu-nos deixar as pessoas lamentarem-se juntas e partilharem coisas como esta. Isto é o pináculo do que significa interatividade."  

O Processo de Redação Online

Escrever em forma não-linear requer uma maneira diferente de planejamento, organização e elaboração de uma história. Redatores necessitam de um processo, estejam eles criando matérias para impressão, radiodifusão ou distribuição online. Em qualquer meio, tal processo envolve planejamento, pesquisa, organização, escrita e reescrita. Mas notícias online requerem alguns elementos próprios à escrita para a Web.

Planejando a matéria

Em um grande site de mídia online como a CNN, planejar envolve um time com um redator, um editor e um grupo técnico - incluindo um especialista em multimídia.

Jeff Garrard, produtor executivo da CNN Interactive, diz que o processo de planejamento começa pela listagem das histórias a serem cobertas em um quadro branco como os ultrapassados quadro-negros. "Eles não trancam", ironiza ele.

Então, um redator e produtor associado começam o trabalho conjunto. O redator peneira através de fontes em fios, relatórios da CNN e vídeos. O produtor associado rastreia elementos multimídia e consulta um designer multimídia. Um editor Web então procura na internet por links apropriados.

Um redator de um pequeno site de notícias ou até de um grande jornal online devem considerar estes elementos sem tal time de suporte. Algumas questões a considerar para o planejamento:

O pano de fundo da história se presta para lincar a uma página Web separada? O pano de fundo ou elementos relacionados devem ser apresentados como uma linha de tempo ou visualmente, em vez de texto? Elementos multimídia como áudio ou vídeo devem acompanhar a matéria? A história se presta para discussão ou outros elementos interativos que envolvem leitores?  De quais elementos visuais a matéria necessita: mapas, fotos etc? Este processo é o mesmo para impressão, mas o próximo ponto deve ser considerado.  Quem deve ser envolvido desde cedo no processo: editores Web, designers, especialista multimídia?

Colhendo Informações

Reportagem para a Web envolve recolhimento de material para notinhas (briefs) ou apresentação em profundidade. Mesmo que um site não mostre áudio e vídeo agora, ele provavelmente o fará no futuro.

Robin Palley, editora Web para o Philadelphia Inquirer e Philadelphia Daily News online, assiste às reuniões de pauta dos jornais impressos diariamente para decidir como a edição online poderá melhorar as matérias impressas que serão mostradas no site. Quando ela ouve sobre as matérias que os repórteres estão cobrindo, ela considera se elas necessitam de multimídia ou outros elementos.

Palley diz que escrever para a Web tem que começar com a reportagem para o site online [N.do T.: não seria: "com a reportagem para a versão impressa"?]. Ainda que ela não não tenha previsão de uma equipe para a reportagem online, Palley diz que repórteres da versão impressa devem levar gravadores de fita e disquetes de computador para um evento noticioso. Eles devem gravar entrevistas para clipes de áudio, e perguntar se o texto completo de um pronunciamento ou a lista completa de vencedores de uma feira de ciências estão disponíveis em formato de computador para colocar na Web, diz ela.

Repórteres também precisam colher informações para atualizar a matéria ou planejar o próximo passo. Uma retranca (seguimento de matéria) pode ser postada na Web em uma hora, em vez de esperar pela próxima edição radiodifundida ou impressa. Cada Web site de notícias fica mais parecido com a televisão o-dia-inteiro ou com os sites de notícias online da CNN Interactive e MSNBC.

A competição dos sites de notícias online e a necessidade de ser atual estão forçando o retorno aos dias em que os jornais eram publicados ao longo do dia, diz Palley. "Eu penso que virá o tempo em que necessitaremso de uma equipe de reescritores (a rewrite desk)".

Organizando a Informação

Histórias não-lineares propõem enormes desafios organizacionais.  Devem ser escritas em blocos lincados com outras páginas Web?  Devem ser escritas em uma longa tela com tópicos?

Antes que redatores construam a matéria, eles devem fazer a coisa terrível: o esboço. Na narrativa online, no entanto, a palavra "esboço" foi substituída por um termo mais palatável: roteiro [storyboarding]. E este é um passo crucial na redação online.

Um roteiro é um diagrama como um gráfico organizacional. Cada bloco da história é um quadro no gráfico, e inclui áudio e elementos visuais. Roteiro é um conceito emprestado de filmes ou desenhos animados, onde cada painel do cartum é um quadro no diagrama, mostrando a seqüência.

Páginas Web de pano de fundo e outros elementos são partes do roteiro. Dividir a história em subtópicos é outra maneira de visualizar suas partes, mesmo se ela for apresentada como uma matéria completa.

Leah Gentry, diretora editorial do Los Angeles Times online, descreve o processo de narrativa não-linear como desconstrução e reconstrução de uma história. Ela sugere:

Desconstruir: dividir sua história em partes componentes. Procure por similaridades e relações enre as peças. Agrupe aquelas que são similares. Reconstruir: use então um roteiro para diagramar o relacionamento entre os grupos. Ele não precisa ser caprichado, diz Gentry. "Geralmente eu escrevo em papel. Ele será a planta de seu site".

"Cada história tem um microelemento a parte da história que deve ser linear", diz ela. "Por exemplo, um homem caminha em uma sala e é alvejado. O homem deve ter caminhado para dentro da sala antes de Ter sido atingido pela bala; assim, a sentença é a micro história, uma parte linear que explica sobre o que é a história. Ela pode ser uma sentença ou parágrafo similar a uma 'nut graph' [?] ou muitos parágrafos.

A macro história é o resto dela --informações contextuais e correlatas-- em uma ordem que o leitor pode escolher. Gentry diz que uma história também funciona usando um ponto de vista estratégico. Uma matéria pode conter um elenco de personagens, e pode ser contada várias vezes filtrada através dos olhos de cada personagem.

Nem todas as partes da história precisam ter texto, diz Gentry. Imagens ou elementos multimídia podem também contar uma história. Mas ela adverte sobre o uso da tecnologia pela tecnologia. "Ela deve primeiro contar uma história", diz Gentry. Qualquer coisa que não conte é apenas ruído e está no caminho da informação".

Redigindo a matéria

Boa redação continua gerando boa leitura, como alguns modelos neste estudo irão mostrar. Estilo deve ser ditado pelo conteúdo.

Estudos de usabilidade sugerem a pirâmide invertida para facilitar os scanners. Mas se redatores estão tentando atrair leitura, outros estilos devem ser explorados.

Experimentos com redação na Web envolvem muitos sites de ficção, e ficção não é escrita com o estilo de pirâmida invertida. A Web oferece uma chance de ser tão eclético em estilos de redação quanto é eclética sua população de leitores. Um tamanho não cabe em todo o mundo!

Aqui estão algumas dicas que podem ser usadas para qualquer estilo de redação online:  Escreva primeiro uma pergunta para discussão, quer você use-a ou não. Isto irá ajudá-lo a criar seu próprio foco e inserir um contexto que irá se relacionar com leitores. Você pode mover a pergunta para o final mais tarde.  Escreva um nut graph no topo de sua matéria como um teaser. Isto irá ajudá-lo a focalizar melhor sua matéria. Este diagrama pode ser usado como uma ferramenta e removido mais tarde se ele não servir como subtítulo. Use sentenças curtas. Evite conectar sentenças com conjunções. Use parágrafos curtos. Escreva entretítulos. Escreva em blocos de informações que possam ser separados em subtópicos lógicos e em partes não-lineares relacionadas. Se as matérias são apresentadas em diferentes páginas Web, trate cada bloco como uma história separada, como um sidebar (boxes, no jornalismo brasileiro). Situe novamente o leitor sobre o contexto.  Use a técnica de blocos quando possível, especialmente numa matéria informativa básica. Se a matéria tem três ou mais fontes [de informação], tente estruturá-la de modo que cada fonte fique num bloco e você não tenha que usá-la novamente. Evite a convenção jornalística de usar apenas o último nome em uma segunda referência. Quando leitores rolam diferentes telas ou cliquem para outro bloco em uma página separada, a  segunda referência é confusa. Ignore os tabús jornalísticos sobre escrever perguntas em títulos e transições. Eles funcionam bem na Web, especialmente no final dos blocos. Tente criar suspense em finais de matérias com links para outra tela. Escreva para atrair.

Reescrevendo

A Web tem espaço ilimitado, mas os leitores não têm atenção ilimitada. Corte cada palavra extra, conjunção ou adjetivo desnecessário. Conte o número de linhas em cada seção de sua matéria. Uma tela de computador geralmente contém 29 linhas de texto. Use isto como guia para ver onde subtítulos devem ser colocados. Escaneie a [passe os olhos pela] matéria. Os seus olhos focalizam subtópicos ou outros pontos de entrada? Se não, crie-os. Verifique seus finais e transições para novas telas. A matéria atrai leitores a continuarem em uma nova tela ou página Web?  

Introdução Interatividade Usabilidade Formas