Formas de Matéria - I  (Modelos Scanners e Bloco)

Eric Eaton desenha um site de notícias online num cavernoso armazém, lar da Wired Ventures, uma companhia dedicada a experimentar com texto e desenho na Web. Eaton é um designer para o site Wired News.

"Eu tento me certificar que tudo seja pura  informação", diz Eaton. "Eu gostaria que as pessoas pegassem tudo já nos primeiros títulos. Há sempre mais para quem quer o resto". Eaton concorda com os proponentes da pirâmide invertida.

Duas escrivaninhas adiante, Taylor está experimentando com maneiras high-tech de produzir histórias com gráficos e movimentos. "Tudo o que conhecemos sobre online é diferente da impressão", diz ele.

Este Web designer de 20-e-alguma-coisa representa a nova geração. Ele até reduziu seu nome para uma palavra de um clique. Ele prefere histórias Web em pequenos blocos de informação carregada de gráficos que ele pode escolher na ordem que quiser. Ele pode pular de uma página Web para outra sem perder um nanosegundo mental de compreesão.

"Você cresceu em um mundo com 3 canais de TV", diz ele a esta escritora de 50-e-alguma-coisa. "Eu cresci em um mundo com 80 canais". Ele também cresceu com video games. Multitarefa -- trocar de uma tarefa para outra -- é apenas uma extensão da suas habilidades de infância. Taylor se junta aos proponentes de blocos não lineares de informação.

No meio campo, John Caserta, Web designer do Chicago Tribune's online, trabalha em pacotes de narrativas inovadores. ALguns contam uma história com uma tela de textos curtos e fotos, como seu pacote sobre "O Que é um Americano", um ensaio de fotos com breves parágrafos de texto e gráficos. Outros, como uma série sobre música clássica, dependem de multimídia.  Design é comunicação de informação de uma maneira clara", diz Caserta. "Texto nem sempre é a melhor maneira de comunicar. Eu penso que a história tradicional deve ser questionada". Caserta se junta aos proponentes de um novo modelo de texto para a Web.

E na Costa Leste, um time de designers, fotógrafos, redatores e editores do Web site The Philadelphia Inquirer têm trabalhado sobre uma narrativa em série com 29 partes sobre a batalha de Mogadíscio. A série apresenta multimídia e texto convincente como uma novela, com capáitulos terminando em suspense.

 Uma nova geração de usuários Web

De costa a costa, sites de notícias online estão experimentando com novas maneira de contar uma história na Web. E, no mundo todo, a próxima geração de leitores e redatores Web já anda feitoum rojão pelo ciberespaço criando maneiras inventivas de conduzir informações.

Um subsídio de um milhão de dólares da Advanced Network & Services em um programa "ThinkQuest" para estudantes high school do mundo todo revela sua habilidade de criar pacotes Web que poderiam humilhar muitos designers e redatores de jornais online americanos.

Se muitos leitores Web são apenas scanners agora, a geração que está crescendo com a Web pode bem vir a ser de leitores sérios. Limitar nossa visão de formatos de texto para a atual geração de scanners é uma atitude míope. Então, qual forma é melhor? Todas as citadas: a pirâmide invertida para algumas matérias noticiosas sérias, narrativa seriada para outras, blocos de uma tela com links para páginas diferentes se a história tem quebras lógicas, e histórias roláveis para qeueles que necessitam uma apresentação mais linear para compreensão.

Formas diferentes para diferentes funções.

O conceito de RED do The Poynter Institute de integração do redator, editor e designer [WED: Writer, Editor, Designer], força a necessidade de todas estas funções para produzir matérias impressas ou Web. Esta integração é aparente em muitos especiais Web inovadores produzidos em vários jornais online.

O Star Tribune online, em Minneápolis, criou um pacote com multimídia para cobrir a excursão da Orquestra de Minnesota pela Europa. O Chicago Tribune regularmente produz pacotes multimídia.

Howard Witt, editor gerente associado para notícias interativas na Tribune, diz que essas narrativas inovadoras para a Web levam muito tempo para serem produzidas. Ele diz que é por isto que os pacotes devem durar "uma estante"  [should have "shelf-life" -- devem ter vida de prateleira, um trocadilho intraduzível com  "half-life", meia-vida]. Eles não são práticos para notícias diárias.

Mas os modelos discutidos aqui podem ser adaptados para matérias diárias na Web com pouco mais que alguns ajustes de edição e algum pensamento não linear. Outros modelos a serem discutidos irão focalizar mais estilos de texto do que características interativas ou design técnico.

Modelo para Scanners

Quando o USA Today desenvolveu primeiramente seu jornal impresso, ele foi pensado para viajantes de aeroporto. Na Web, todos os leitores que são scanners devem ser considerados como viajantes de aeroporto -- em uma corrida para Ter sua informação antes que o avião decole. O USA Today desenvolveu um modelo de sucesso usando listas e subtítulos no seu jornal de papel. Hoje, muitos dos jornais online carecem destas ferramentas gráficas.

Um estudo de 50 jornais diários metropolitanos online revela que, como o USA Today, a maioria apresenta o texto em longas tiras de rolos pretos parecendo papel higiênico . Sem subtítulos. Sem bullets. As lições aprendidas no design impresso foram ignoradas online. Em muitos jornais online, o texto se estende por toda a largura da tela, criando tortuosas tarefas para o movimento dos olhos. Uns poucos, no entanto, oferecem modelos que aderem à legibilidade para scanners bem como para quem lê tudo, sem necessitarem de maiores ajustes em texto ou desenho.

O modelo Star Tribune online: este site online de Minneapolis usa subtítulos em muitas matérias -- a menos que elas sejam muito curtas -- e bullets quando apropriado para a história. O jornal online também coloca links para itens correlatos em uma coluna ao lado da matéria, no topo da página, e novamente próximo do final, fazendo a navegação não linear fácil para leitores, sem interromper o fluxo da história.

American Journalism Review: Eric Meyer, um professor de jornalismo da Universidade de Illinois e consultor online em sua companhia Newslink, criou um modelo ainda mais simples para scanners no site da Revista de Jornalismo Americano, que ele desenvolveu. Ele periodicamente salienta em negrito as primeiras palavras de um parágrafo, ao longa das matérias, para servir aos mesmo propósitos dos subtítulos tópicos (entretítulos ou intertítulos).

CNN model: a CNN usa subtítulos tópicos em quase todas as histórias mas, freqüentemente, usa outra técnica para leitores não lineares: links no topo das matérias que conectam a subtítulos na mesma página. Leitores podem procurar informação pela matéria ou ler de forma linear, sem clicar nos tópicos. Por exemplo, estas frases sublinhadas irão levar o leitor a subtítulos dentro da matéria (eles não funcionam aqui).

Modelo MSNBC: este site apresenta seu lide em tipos grandes para servir ao mesmo propósito de um subtítulo sumário. Então, o leitor pode clicar para ler o resto da matéria na mesma página ou clicar nos links colocados sob o sumário para histórias ou recursos correlatos. Este site também usa regularmente subtítulos tópicos através da matéria.

Nenhuma tentativa foi feita para testar se este modelo é melhor que outro. Todas estas formas seguem orientações de legibilidade apoiadas por estudos que mostram que subtítulos e bullets ajudam scanners a se moverem pelo texto. E tudo irá melhorar a legibilidade do texto sem levar em conta a pirâmide invertida ou o estilo de narrativa.

                              Modelo de blocos de uma tela

Escrever em blocos de uma tela pode facilitar aos scanners, mas muitos dos sites que usam esta técnica fiam-se mais no design que na adequação do conteúdo ao formato.

Um exemplo á a coluna da Hot Wired para seu crítico de mídia Jon Katz. Ainda que ela seja apresentada em blocos de uma tela, a coluna continua uma experiência de leitura linear. Você não pode pular para a tela 6 e continuar entendendo a coluna.

Os blocos seguidamente terminam sem um parada relevante em seu conteúdo. O design, com uma marca d'água em cada tela para dizer aos leitores qual tela estão lendo, é um recurso inovador, mas não é uma nova forma de escrever. A Hot Wired também oferece aos leitores a opção de apenas texto para imprimir a coluna. No entanto, o editor da Hot Wired diz que a coluna de Katz é tão popular que os leitores irão clicar ou rolar para acompanhar suas diatribes contra a mídia.

Para blocos de uma tela oferecerem aos leitores escolhas de partes não lineares da história, as peças devem ter quebras coerentes. Poucas matérias diárias se prestam a este tratamento. Desde que pesquisas estão mostrando que leitores irão rolar conteúdo que lhes interessa, escrita em blocos é seguidamente designs pelo próprio design.

Conclusão

Jornais online são muito mal falados pelos críticos da mídia, mas muitos deles estão produzindo excelentes pacotes especiais para a Web. No entanto, no dia-a-dia, com equipes online limitadas, jornais na Web estão meramente duplicando suas matérias impressas com pouca consideração para a legibilidade online.

Pela aplicação de pequenos ajustes sugeridos por estudos de usabilidade citados neste relatório, sites de notícias online podem fazer o texto ficar mais legível para usuários, que continuam primariamente scanner na Web.

As maiores recomendações deste estudo são:

Introdução Interatividade Usabilidade Formas